Mário Pock estreia coluna no Correio do Litoral.com. O “Correio de Matinhos” vai tratar de história, esporte, cultura, política com um pouco de fofoca para apimentar a leitura. O novo colunista é novato na função, mas um grande conhecedor de sua cidade e da região. Pock foi prefeito de Matinhos entre 1983 e 1988. Amigos leitores, com prazer passo a escrever para este conceituado Correio do Litoral, com a responsabilidade deste nosso amigo Gustavo Aquino.
Estarei sempre abordando assuntos de Matinhos: história , esporte, cultura, política e, por que também não, algumas fofocas – sempre são um bom prato para nossas mentes.
Vou começar com um pouco de história de nossa cidade, a começar pela emancipação política de Matinhos no ano de 1967, quando elegemos o sr. Eros Aldo Silveira Lepca.
Seu vice e os vereadores estarei publicando nas próximas colunas.
Matinhos, a Namorada do Paraná, tem sido ao longo dos anos juntamente com a querida Cidade de Guaratuba as praias que se destacaram no nosso pequeno litoral.
Pontal do Paraná aos poucos vai construindo sua historia, e esta bicentenária Guaratuba e quarentona Matinhos já se consolidaram. Eu poderia falar neste primeiro momento de Matinhos, mas confesso não estar inspirado para tanto que quero escrever.
Teremos tempo, pois são muitos os assuntos que estas duas cidades oferecem até para um principiante como eu em escrever assuntos políticos, sociais, esportivos, históricos, culturais, religiosos. Teremos tempo.
Para começarmos a escrever vamos abordar um assunto do interesse das duas cidades. A construção da ponte ligando Caiobá-Guaratuba.
Talvez este assunto parece ser vencido, mas acredito todos gostariam de aproximar seus moradores, pois somos vizinhos e pouco nos comunicamos. Tantas são as barreiras colocadas pela nossa linda baia, este canal estreito. Mas para os que têm o poder de decisão de construir a ligação das duas cidades parece que tem que se construir uma ponte tão grande quando a Rio-Niterói.
São aproximadamente de vão 800 metros. Deixando as cabeceiras com mais 100 metros em cada lado. Vamos deixar as medidas para engenheiros e vamos falar daqueles que hoje são os governantes de Matinhos e Guaratuba que perdem a oportunidade de ficarem para a historia do Paraná .
Não podemos esquecer os legislativos, pois têm eles a missão de fazer justo ao que recebem. Espero que a partir deste texto, o Correio do Litoral também abrace esta reivindicação.
Este assunto interessa para ambas as cidades e também para Santa Catarina. Mas como sou morador de Matinhos, os próximos comentários serão de nossa querida e maltratada Matinhos, talvez abandonada, quem sabe maltratada. Ainda assim amamos a nossa Namorada do Paraná. Assim posso falar pois foi em nosso governo que criamos este slogan: a Namorada do Paraná, para chamarmos a atenção de todos brasileiros.
Nas próximas semanas abordaremos um assunto delicado de nossa cidade que é o orçamento da Câmara Municipal de Matinhos. Acredito que este assunto também interesse a cidade de Guaratuba, pois somos parceiros até neste delicado assunto que é o legislativo.
Mario Pock ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )